O jornalista Gustavo Longhi de Carvalho publicou recentemente o livro “Milani – O Artilheiro Aviador”. O livro é uma biografia de Mário Milani, que foi jogador do São Paulo, do Fluminense, do Corinthians e do Juventus, entre outros clubes, sendo um atleta de grande destaque na década de 1940. Após isto, ele teve destaque em outras funções, não ligadas a futebol, na região de Jundiaí. Ele faleceu em 2003 e a principal fonte de pesquisa para a obra foi seu único irmão vivo, o sr. Tico Milani.
Milani era jundiaiense e viveu na cidade por praticamente toda sua vida – o Paulista foi a última equipe que ele defendeu em sua carreira. Abaixo está o texto da quarta capa do livro, que contém um resumo da trajetória de Milani:
“Quem foi Mário Milani? Apesar de ter sido um jogador de futebol de grande destaque na década de 1940, estando entre os melhores do Brasil numa época de grandes craques, muitos, mesmo entre os que se interessam por futebol, não o conhecem. Milani foi campeão paulista pelo Corinthians, carioca pelo Fluminense, bicampeão brasileiro pela Seleção Paulista, artilheiro do Campeonato Brasileiro de Seleções por duas vezes e do Campeonato Paulista, além de ter passado também por São Paulo, pouco depois do clube ser fundado, Juventus e Paulista de Jundiaí. Trata-se de um dos poucos jogadores que chegaram a fazer 100 gols pelo Sport Club Corinthians Paulista.
Mas ele foi muito mais do que um jogador de destaque. Milani foi um funcionário público dedicado, tendo trabalhado como Secretário de Finanças em Jundiaí e colaborado durante anos em Itupeva, um município vizinho. Tanta dedicação e a bela carreira como jogador renderam-lhe muitas homenagens, como um viaduto e um estádio de futebol que recebem seu nome.
Milani foi alguém que sempre se dedicou à família – a esposa Maria, com quem viveu até falecer, num casamento de quase 60 anos, seus pais, irmãos, filhos, netos e bisnetos. Pilotou aviões, foi professor e passou praticamente toda sua vida em sua cidade natal, Jundiaí. Este é um pequeno resumo de quem foi Mário Milani. Mais detalhes da vida deste grande personagem se encontram neste livro”.
Pelo Clube Atlético Juventus, Milani atuou entre maio de 1948 e setembro de 1950, fazendo 33 partidas e marcando 9 gols. Também há um capítulo com três páginas sobre o período em que Milani foi técnico interino do Juventus em 1950, sua única experiência como treinador de futebol.
Para a pesquisa deste período, uma das pessoas utilizadas pelo autor foi o saudoso Carbone, companheiro de Milani no Juventus e posteriormente no Corinthians.
Como a edição é do autor, ele mesmo comercializará. O valor é de R$25,00 + frete. Caso alguém tenha interesse, basta entrar em contato diretamente com através do e-mail gustavocar@gmail.com. O prefácio da obra foi escrito pelo escritor Max Gehringer.
Capa do livro do jogador Milani