A natação brasileira é dividida em duas temporadas por ano: uma de inverno, até junho, e outra de verão, a partir de agosto.
No último final de semana (22/08), iniciou-se a temporada de verão.
As equipes juventinas Petiz e Infantil foram à Santos competir na piscina aquecida e coberta da UNISANTA. Já os Juvenis participaram de um torneio preparatório no Clube Pinheiros, em São Paulo.
Segundo o treinador das categorias Infantil e Juvenil, Régis Mencia, os resultados obtidos, sem dúvida, superaram as expectativas nessa fase inicial dos trabalhos para os Campeonatos Estaduais e Nacionais. “Vários atletas já fizeram suas melhores marcas, criando uma atmosfera muito positiva para a continuidade do semestre em busca de grandes resultados no final da temporada”, enfatiza Régis.
Os nadadores juventinos conquistaram excelentes performances em várias provas. Os destaques foram:
Na categoria Petiz I
Thiago Paranhos foi vice-campeão nos 100m Borboleta.
Na categoria Petiz II
Lucas Tito foi vice-campeão nos 400m Livre.
Marcos Paes obteve o terceiro lugar nos 200m Livre.
Na categoria Infantil I
Luis Felipe Cruz foi campeão nos 200m Borboleta, 200m Costas, 200m Medley e vice-campeão nos 200m Livre.
Matheus Salino foi vice-campeão nos 50m e 100m Livre e conquistou o terceiro lugar nos 100m Peito e 100m Borboleta.
Jeovanna Cruz obteve o terceiro lugar nos 100m Livre.
Na categoria Infantil II
Mariana Maia foi vice-campeã nos 400m Medley.
Na categoria Juvenil I
Victor Lara alcançou o terceiro lugar nos 400m Livre.
Na categoria Juvenil II
Mauricio Maia foi vice-campeão nos 1500m Livre.
Os atletas grenás puderam também assistir, no intervalo do torneio em Pinheiros, ao treino dos nadadores Felipe França, Nicolas de Oliveira, Poliana Okimoto, Gabriele Silva e Gabriel Mangabeira, que estiveram no Mundial de Roma representando o Brasil.
A equipe de natação do Clube Atlético Juventus retornou às atividades no dia 13 julho.
De acordo com o diretor de natação, Sergio Lara, as férias do meio de ano foram curtas, apenas 15 dias, porque a equipe grená possui objetivos bem audaciosos para o segundo semestre.
“Antes de disputarmos as grandes competições do semestre é preciso fazer um treinamento de base. Nada-se para ganhar fôlego nas primeiras semanas, já que o atleta fica pesado, ainda sem velocidade, mas vai ganhando resistência”, explica o diretor.
Sergio esclarece que as primeiras competições em agosto e setembro visam preparar o atleta para deixá-lo no “clima” dos principais torneios – Estaduais e Nacionais – e que tudo deve ser planejado para que o nadador atinja a melhor performance possível”.