Departamento de Futebol de Associados divulga Regimento 2011

O departamento de Futebol de Associados divulgou esta semana o regimento do 46º Campeonato Interno de Futebol de Campo entre Associados para o ano de 2011.

 

Confira: https://www.juventus.com.br/esporteamador/pages/185

REGULAMENTO DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE CAMPO ENTRE ASSOCIADOS

 

DA INSTITUIÇÃO

 

 Art. 1º – O Diretor Geral de Esportes Amadores do Clube Atlético Juventus, no âmbito de suas atribuições, atendendo ao que dispõe o ARTIGO 48º do ESTATUTO SOCIAL e seus incisos, resolve constituir o Regulamento que ordenará as atividades do Departamento de Futebol entre Associados.

 

DA ORGANIZAÇÃO

 

Art. 2º – A organização dos campeonatos internos de futebol de campo entre associados, futebol society, bem como, todos os eventos que dizem respeito ao Departamento, tais como, jogos noturnos, jogos interclubes, partidas amistosas entre associados em horários pré-determinados, festividades relativas ao setor, entre outras, ficarão a cargo das comissões indicadas para esta finalidade pelo Diretor Geral de Esportes Amadores do CAJ, “ad referendum” da Presidência da Diretoria Executiva.

 

Art. 3º – Estão excluídos do alcance deste Regulamento as atividades do Departamento de Futebol Feminino e do Departamento de Futebol de Salão, para as quais deverão ser instituídos regimentos próprios.

 

Art. 4º – As comissões referidas no artigo 2º deste regulamento serão compostas pelo Diretor Titular do Departamento de Futebol dos Associados do CAJ, que coordenará os Diretores Adjuntos e colaboradores para atuarem nas diversas áreas tais como: campeonatos internos, rachões, amistosos entre associados, futebol society, torneios interclubes, e outros.

 

Art. 5º – A indicação do Diretor Titular do Departamento de Futebol dos Associados será de competência exclusiva do Diretor Geral de Esportes Amadores, ad referendum do Presidente da Diretoria Executiva, todavia, todos os outros cargos, bem como o numero de colaboradores para cada uma das áreas acima listadas , será indicado pelo Diretor titular do Departamento.

 

Art. 6º – O Diretor Titular do Departamento de Futebol dos Associados, respaldado na vontade soberana da maioria dos membros das comissões referidas no artigo 4º, terá autonomia para dirimir, deferir, julgar, homologar e estabelecer conceitos no âmbito do Departamento e ainda, quando julgar necessário, terá a prerrogativa de acionar o Departamento Jurídico do Clube “ad referendum” da Presidência da Diretoria Executiva.

 

Parágrafo único – Ao Diretor Titular do Departamento de Futebol dos Associados caberá sempre o voto de minerva quando houver empate nas votações realizadas no âmbito da comissão.

 

Art. 7º – Todas as atividades do Departamento mencionadas nos artigos 2º e 4º deste Regulamento poderão ter seus próprios Regimentos, apenas para o aspecto disciplinar, ficam válidos os termos do Regimento Interno do 45º Campeonato Interno de Futebol entre Associados.

 

Art. 8º – Este Regulamento inclui o Regimento Interno do 45º Campeonato Interno de Futebol de campo entre Associados.      

 

                    I N D I C E     D O     R EG I M E N T O      G E R A L

 

Capítulo I: da realização………………………………………………………………….pág. 4

 

Capítulo II:  da organização…………………………………………………………….pág. 4

 

Capítulo III: das inscrições dos atletas……………………………………………..pág. 6

 

Capítulo IV: da formação das equipes………………………………………………pág. 7

 

Capítulo V: da participação dos  goleiros………………………………………….pág. 9

 

Capítulo VI: da participação dos atletas…………………………………………pág. 10

 

Capítulo VII: do campeonato…………………………………………………………pág. 12

 

Capítulo VIII: da suspensão e alteração de jogos…………………………….pág. 15 

 

Capítulo IX: das fases, pontuação, critérios de desempate e WO……..pág. 17                        

 

Capítulo X: do processo disciplinar………………………………………………..pág. 19 

 

Capítulo XI: dos cartões – atenuantes e agravantes…………………………pág. 22 

 

Capítulo XII: das infrações ……………………………………………………………pág. 24

 

Capítulo XIII: premiação………………………………………………………………pág. 27

 

Capítulo XIV: das disposições finais……………………………………………….pág. 27

 

REGIMENTO DO 46º  CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL DE CAMPO ENTRE ASSOCIADOS 2011

 

CAPITULO I – DA REALIZAÇÃO

 

Art. 1º – Fica instituída a quadragésima sexta edição do Campeonato Interno de Futebol de Campo entre Associados promovido pelo Departamento de Futebol de Campo dos Associados do CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS, que será regido pelas cláusulas e condições que se seguem.

 

CAPITULO II – DA ORGANIZAÇÃO

 

Art. 2º – A organização do 46º Campeonato Interno de Futebol de Campo entre Associados ficará a cargo da Comissão Organizadora especialmente criada para essa finalidade.

 

Art. 3º – A Comissão Organizadora será composta pelo Diretor Titular do Departamento, Coordenador Técnico, Diretores Adjuntos e Colaboradores, presidida pelo Diretor Titular, e na sua falta ou impedimento exercerá a Presidência o Coordenador Técnico, e na sua falta, um dos Diretores Adjuntos escolhidos entre seus pares.

 

Art. 4º – A Comissão Organizadora será soberana para resolver, dirimir, deferir, julgar, homologar e proclamar resultados. É facultada à Comissão, independentemente dos casos exarados em súmula, mas sem os poderes de alterar o resultado naquela registrado, determinar com base em elementos por esta mesma “Comissão” considerada comprobatória em sanções disciplinares.

 

Art. 5º – A Comissão decidirá, também por votação, os casos omissos neste Regimento, levando em consideração o Estatuto Social do Clube Atlético Juventus, o Regulamento da Federação Paulista de Futebol, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e outros dispositivos legais que possam embasar a matéria que for julgada.

 

Art. 6º – O Campeonato terá suas atividades orientadas pelo presente Regimento, embasado que foi pelas Leis e Regulamentos da Federação Paulista de Futebol, Código Brasileiro de Justiça Desportiva e se alguma modificação ocorrer, esta deverá ser aprovada pela Comissão Organizadora, escrita em ata e colocada no quadro de avisos do Departamento.

 

Art. 7º – As reuniões realizadas pela Comissão Organizadora, envolvendo discussões, decisões, pareceres, etc., relacionadas ao 46º Campeonato Interno de Futebol de Campo entre Associados, deverão ser registradas em atas ficando à disposição no Departamento de Futebol de Campo entre Associados a quem interessar.

 

CAPÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES DOS ATLETAS

 

Art. 8º – Os associados interessados em participar do 46º Campeonato Interno de Futebol de Campo entre Associados deverão apresentar-se aos Patronos das equipes participantes ou ao Departamento de Futebol de Campo entre Associados preenchendo a ficha de inscrição e posteriormente terão seus nomes colocados à disposição dos patronos das equipes.

 

Parágrafo I – As inscrições de todos os atletas deverão atender aos seguintes critérios:

a) Comprovação de vínculo associativo

b) Atender ao disposto no artigo 26º deste Regulamento.

A Comissão Organizadora não é obrigada a informar aos participantes do Campeonato suas pendências financeiras ou associativas junto ao Clube.

 

Art. 9º – Os dados a seguir deverão constar obrigatoriamente no banco de dados do Departamento de Futebol de Campo entre Associados:

a) Nome e data de nascimento;

b) Endereço completo, inclusive com telefone e e-mail;

c) Número do título social.

 

Parágrafo único – Não será permitida a inscrição de “acompanhantes” de associados, assim designados pela Secretaria Social do Clube. 

 

Art. 10º – Todos os inscritos serão responsabilizados pela veracidade das informações prestadas e pela autenticidade dos documentos apresentados.

 

Parágrafo único – O não cumprimento no caput deste artigo acarretará a imediata exclusão do atleta do Campeonato vigente.

 

Art. 11º – A Comissão Organizadora se reserva o direito de rejeitar inscrições de atletas que em Campeonatos anteriores tenham se comportado de maneira inconveniente, quer na parte disciplinar, quer no respeito ao compromisso assumido como participante de uma equipe (explo: desistência sem justificativa prévia, excesso de faltas, excesso de cartões amarelos e vermelhos, etc.).

 

CAPÍTULO IV – DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES

 

Art. 12º – O 46º Campeonato Interno de Futebol de Campo entre  Associados será composto por equipes participantes divididas em 4 categorias: A, B, C e D.

 

Art. 13º – As equipes que compõem as categorias A, B, C e D terão 15 atletas, sempre respeitando-se os limites de idades, conforme planilha abaixo:

CATEGORIA  A

JOGADORES NASCIDOS ATÉ 1993

GOLEIROS NASCIDOS ATE 1993

CATEGORIA  B

JOGADORES NASCIDOS ATÉ 1980

GOLEIROS NASCIDOS ATE 1982

CATEGORIA  C

JOGADORES NASCIDOS ATÉ 1970

GOLEIROS NASCIDOS ATE 1972

CATEGORIA  D

JOGADORES NASCIDOS ATÉ 1960

GOLEIROS NASCIDOS ATE 1962

 

Art. 14º – Será considerado, para efeito de inscrição na categoria, a data de nascimento do atleta, e não a idade que o atleta possui na época da inscrição.

Art. 15º – Os Coordenadores das equipes indicarão à Comissão Organizadora os técnicos para dirigirem as equipes e suas categorias.

 

Art. 16º – Poderão ser efetuadas permutas ou transferências simples entre jogadores até a segunda rodada da 1ª fase do Campeonato, desde que aprovadas pela Comissão Organizadora.

 

Art. 17º – A equipe poderá efetuar até no máximo 5 (cinco) substituições de seus jogadores, e somente poderá ser feita obedecendo-se o seguinte cronograma:

–       para as categorias A e B: até o 4º jogo de sua equipe

–       para as categorias C e D: até o final da 1ª fase

 

Parágrafo I – A equipe não poderá incluir um jogador além das 15 inscrições já feitas.

Esta situação inclui a permuta ou tranferência simples entre jogadores até a segunda rodada da 1ª fase do Campeonato.

 

Parágrafo II – As substituições poderão ser feitas obedecendo-se o critério abaixo:

–       para as categorias A e B: o associado poderá ser incluido desde que atenda ao parágrafo I do artigo 8º.

–       para as categorias C e D: somente poderão ser incluidos os associados que estiverem regularmente inscritos na Lista de Excedentes em poder da Comissão Organizadora.

 

CAPÍTULO V – DA PARTICIPAÇÃO DOS GOLEIROS

 

Art. 18º – Cada equipe poderá contar no máximo 3 (tres) vezes com qualquer atleta de outra categoria de sua equipe para atuar como goleiro.

Parágrafo I – O goleiro de uma categoria poderá atuar em outra categoria desde que obedeça a sequência abaixo:

Goleiro da categoria A pode jogar somente em sua categoria.

Goleiro da categoria B também pode jogar na categoria A.

Goleiro da categoria C também pode jogar nas categorias B e A, e na categoria D desde que tenha a idade permitida para o goleiro desta categoria.

Goleiro da categoria D também pode jogar nas categorias C, B e A.

Parágrafo II – O goleiro poderá ser substituído a qualquer tempo do decorrer do Campeonato, desde que a substituição seja por motivo de impedimento, e a substituição ao eliminado somente será autorizada mediante a homologação da Comissão Organizadora.

 

Parágrafo III – Poderá ser utilizado 1 jogador de linha da categoria C como goleiro da categoria D, obedecendo a idade permitida nesta categoria, e desde que o goleiro da categoria D esteja ausente, além de estar incluso no artigo 18º.

 

CAPÍTULO VI – DA PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS

 

Art. 19º – O atleta de uma categoria poderá atuar em outra categoria desde que obedeça a sequência abaixo:

Atleta da categoria A pode jogar somente em sua categoria.

Atleta da categoria B também pode jogar na categoria A.

Atleta da categoria C também pode jogar nas categorias B e A, respeitando-se o parágrafo III do artigo 18º.

Atleta da categoria D também pode jogar nas categorias C, B e A.

Parágrafo único – Um atleta somente poderá atuar em outra categoria de sua equipe se naquela rodada também atuar na sua categoria, exceto para as fases de chaves, semi-final e final.

 

Art. 20º – O jogador substituído poderá voltar a jogar, desde que todos os reservas já tenham participado do jogo, pelo tempo mínimo estabelecido no artigo 21º deste Regimento.

 

Parágrafo único – O jogador de uma categoria, que já jogou, e estiver atuando para completar a categoria subsequente, poderá ser substituído por atleta da categoria atual desde que este atenda ao disposto no artigo 21º.

 

Art. 21º – Todo atleta deverá ter uma participação mínima obrigatória de meio tempo de jogo, ininterruptos, nas partidas de sua categoria, válidos para as categorias A, B, C e D, inclusive semifinais e finais.

 

Art. 22º – Todo jogador substituído no 1º tempo de jogo não poderá atuar no 2º tempo da mesma partida.

 

Art. 23º – O atleta que atingir o numero de 3 (tres) faltas consecutivas ou alternadas, a critério de coordenador de sua equipe, poderá ser desligado do Campeonato, e a substituição ao eliminado terá a homologação da Comissão Organizadora.

 

Parágrafo I – O atleta somente poderá ser substituído por novo atleta após o cumprimento de 3 (tres)  faltas.

 

Parágrafo II – Considerar-se-á falta ao atleta que não comparecer até o início do segundo tempo de uma partida.

 

Parágrafo III –  Também poderá ser eliminado, no caso de falta grave, tanto disciplinar ou técnica, através das informações colhidas em súmulas e outros que se fizerem necessários. A critério da Comissão Organizadora, poderá ser aplicada a pena de desligamento do atleta acusado, com o intuito de preservação da ordem e dos participantes do Campeonato. A pena, a critério da Comissão Organizadora, poderá ser estendida ao Campeonato do ano seguinte.

 

Parágrafo IV – Os atletas pertencentes as equipes que forem excluídas no decorrer do campeonato,  não poderão ser remanejados para outras equipes, independente da época em que a equipe solicitou sua exclusão.         

Não poderão participar do campeonato subsequente os jogadores ausentes na súmula do último jogo da equipe, exceto aqueles jogadores presentes e os que estavam relacionados na súmula mas estavam impedidos de jogar por cumprimento de suspensão.

Não serão aceitos atestados médicos daqueles jogadores ausentes por qualquer motivo médico.

 

Parágrafo V – Em caso de WO, o jogador da equipe que deu o WO poderá jogar na categoria subsequente de sua equipe se esteve presente em súmula na partida de sua categoria no momento do WO.

 

Art. 24º – Não será permitido ao jogador adentrar ao campo de jogo com uniforme total ou parcialmente diferente dos padrões exigidos pela Comissão, sujeitando-se o infrator as penalidades previstas no artigo 57º alínea “m” deste Regimento.

 

CAPÍTULO VII – DO CAMPEONATO

 

Art. 25º – As inscrições deverão ser preenchidas em letra de forma e devolvidas a Comissão Organizadora nos seguintes prazos:

 

Parágrafo I – Para o campeonato do 1º semestre:

– categorias A, B, C e D: dia 07 de fevereiro de 2011, segunda-feira, 19:00 hs

– sorteio das inscrições nas categ. C e D: 07 de fevereiro de 2011 às 19:00 hs

– início das inscrições: 06 de dezembro de 2010, segunda-feira

– início do Campeonato: 19 de fevereiro de 2011, sábado

– seletiva das inscrições individuais: 05 de fevereiro de 2011, sábado, às 10:00hs

 

Parágrafo II – Para o campeonato do 2º semestre:

– categorias A, B, C e D: dia 11 de julho de 2011, segunda-feira, 19:00 hs

– sorteio das inscrições nas categ. C e D: 11 de julho de 2011 às 19:00 hs

– início das inscrições: 02 de maio de 2011, segunda-feira

– início do Campeonato: 30 de julho de 2011, sábado

 

Art. 26º – A taxa de participação terá o valor de R$ 170,00 mais o valor de R$ 35,00 referente ao custo do uniforme, totalizando R$ 205,00, que poderá ser pago em até 05 parcelas de R$ 41,00 juntamente com o pagamento das manutenções, e terá a finalidade de cobrir as despesas com o Campeonato.

 

Parágrafo I – Independente do jogador participar somente do primeiro ou somente do segundo campeonato, ou se participar dos dois campeonatos, o valor a pagar referente a taxa de participação será o mesmo.

 

Parágrafo II – A taxa do campeonato não será devolvida em caso de desistência.

 

Parágrafo III –  Não haverá alteração no valor cobrado da taxa do campeonato, independente da época em que o jogador se inscreveu ou se desligou da equipe.   

 

Parágrafo IV –  O participante terá todo o dia do seu jogo para quitar suas pendências financeiras.

 

Art. 27º – A tabela dos jogos será elaborada pela Comissão Organizadora e divulgada com a necessária antecedência.

 

Parágrafo I – A Comissão Organizadora poderá adiar ou antecipar uma partida, bem como alterar data e horário de jogo, desde que os seus disputantes através de seus representantes sejam informados com antecedência e de acordo com as normas vigentes.

Parágrafo II – Exceto o previsto no parágrafo anterior, uma partida somente poderá ser adiada, interrompida ou encerrada por decisão do árbitro, devidamente justificada em seu relatório.

 

Art. 28º – Os horários de jogos das categorias obedecerão a seguinte ordem:

– sábado: categoria D – 13:00 às 14:30 hs

                categoria C – 14:30 às 16:00 hs

                categoria B – 16:00 às 17:30 hs

                categoria A – 17:30 às 19:00 hs

               

– domingo: categoria D – 07:30 às 09:00 hs

                  categoria C – 09:00 às 10:30 hs

                  categoria B – 10:30 às 12:00 hs

                  categoria A – 12:00 às 13:30 hs

 

Art. 29º – Haverá tolerância de 15 minutos para o início de todas as partidas.

 

Art. 30º – A partida terá duração de dois tempos de 35 (trinta e cinco) minutos em todas as categorias, com intervalo de 5 (cinco) minutos entre o primeiro e o segundo tempo da partida.

 

Parágrafo I – Não haverá intervalo entre as partidas. A falta de jogo de uma categoria não implica a mudança de horário da categoria subseqüente.

 

Parágrafo II – Os horários de início das partidas deverão ser obedecidos, e caso não cumpridos, o juiz da partida ou a Comissão Organizadora poderá aplicar o W. O. Caso as equipes não estejam em campo no horário estabelecido perderão os pontos da partida, além de sofrer outras penalidades estabelecidas neste Regimento, a critério da Comissão Organizadora.

 

Art. 31º – Para ser iniciado o jogo, as equipes deverão adentrar ao campo com o número mínimo de 7 (sete) atletas da mesma categoria. Para completar o número de 11 (onze) atletas poderão ser utilizados atletas de outras categorias, conforme artigo 19º.

 

Parágrafo I – Os técnicos necessariamente tem que pertencer a equipe que irão dirigir, e deverão designar antes de cada partida o seu capitão, o qual deverá estar apontado na súmula.

 

Parágrafo II – Não havendo número suficiente de atletas, a equipe presente será considerada vencedora pela contagem de 3 x 0 (três a zero). Na hipótese em que ambas equipes não compareçam com número suficiente de jogadores, as duas equipes serão  consideradas  perdedoras  pela  contagem  de 3 x 0 (três a zero).

 

Art. 32º – Os jogos serão dirigidos por árbitros indicados pela Comissão Organizadora. Somente permanecerão em campo, em local indicado, os reservas imediatos devidamente uniformizados e os respectivos técnicos. O árbitro não iniciará a partida, ou ainda, interrompê-la, quando estiverem presentes pessoas não relacionadas em súmulas ou sem condições de jogo.

 

Parágrafo único – No caso de impedimento do campo, por quaisquer razões, a rodada programada, ou parte dela, ficará automaticamente transferida para outra data e horário, a ser determinada pela Comissão Organizadora.

 

Art. 33º – Os coordenadores das equipes deverão comunicar a Comissão Organizadora, por escrito, qualquer inconveniência que julgarem prejudicial à equipe, fazendo-o logo após o término do jogo. Qualquer dúvida no decorrer das partidas deverá ser comunicada diretamente a Comissão Organizadora quando da primeira reunião desta após o evento. Os resultados das partidas serão homologados nas reuniões semanais.

 

Parágrafo único – Não serão aceitas alterações nas sumulas de jogo após o relato final do árbitro. Caso ocorram alterações estas deverão ter a anuência do representante indicado pela Comissão Organizadora.

 

Art. 34º – Mudar o atleta de categoria é critério do técnico, quando julgar conveniente, obedecendo ao Regimento e com a devida autorização da Comissão Organizadora, independente da fase do Campeonato.

 

Parágrafo I – Será obrigatório a inserção do número do jogador na frente e atrás da camisa que compõem o fardamento, de forma clara e visível a longa distância, ficando a critério da Comissão Organizadora o local onde serão feitas as inserções.

 

Parágrafo II – O fardamento da equipe deverá obedecer a seguinte seqüência numérica, obrigatório para todas as categorias:

– categoria A: do nº 1 ao nº 20

– categoria B: do nº 21 ao nº 40

– categoria C: do nº 41 ao nº 60

– categoria D: do nº 61 ao nº 80

 

CAPÍTULO VIII – DA SUSPENSÃO E ALTERAÇÃO DE JOGOS

 

Art. 35º – Uma partida somente será cancelada, interrompida ou encerrada pelos seguintes motivos:

a) Falta de garantia;

b) Conflitos graves;

c) motivos extraordinários, não provocados pelas equipes, e que representem uma situação de comoção ou fenômenos da natureza incompatíveis com a realização ou continuidade da partida.

 

Parágrafo I – O árbitro deverá aguardar um mínimo de 15 (quinze) minutos à solução dos problemas que deram origem à interrupção da partida, e se tal não acontecer, determinará o seu encerramento.

 

Art. 36º – Quando uma partida for suspensa pelos motivos previstos nas letras “a” e “b” do artigo 35º, assim se procederá, após julgamento do processo correspondente pela Comissão Organizadora:

 

Parágrafo I – Se a interrupção se der por culpa de uma das equipes, ela será considerada perdedora pela contagem de 3 X O (três a zero), na hipótese de empate ou de estar vencendo a partida.

 

Parágrafo II – O resultado do marcador será mantido caso a equipe culpada esteja perdendo, desde que seja maior ou igual a 3 X O (três a zero). Caso o resultado seja menor será considerado o placar de 3 X O (três a zero).

 

Parágrafo III – As duas equipes serão consideradas perdedoras pela contagem de 3 X O (três a zero) se ambas forem responsáveis pelo encerramento antecipado da partida, não se levando em conta o numero dos tentos marcados.

 

Art. 37º – Quando a não realização se der em conseqüência da situação prevista na letra “c” do artigo 35º, uma nova partida será disputada em data a ser determinada pela Comissão Organizadora.

 

Parágrafo I – Quando ocorrer a interrupção, caso já tenha sido disputado 55 minutos ou mais da partida, observado o parágrafo I do artigo 35º, a mesma será encerrada, mantendo-se o resultado.

 

Parágrafo II – Quando ocorrer a interrupção antes de 55 minutos do tempo de jogo, observado o parágrafo I do artigo 35º, a partida terá continuidade em nova data marcada pela Comissão Organizadora, no mesmo local, com a mesma contagem do momento de sua interrupção, com os mesmos atletas e a mesma documentação da partida interrompida.

Parágrafo III – Ocorrendo falta de energia elétrica e não sendo o seu fornecimento restabelecido no prazo que se refere o parágrafo I do artigo 35º, o árbitro dará a partida por suspensa, e a mesma terá continuidade em data a ser designada pela Comissão Organizadora, e com a mesma contagem do momento de sua interrupção com os mesmos atletas e a mesma documentação da partida interrompida.

 

CAPÍTULO IX – DAS FASES, PONTUAÇÃO, CRITÉRIOS DE DESEMPATE E W.O.

 

Art. 38º – O Campeonato Interno de Futebol de Campo entre asociados será disputado em duas fases, a saber:

 

Parágrafo I:  A primeira fase compreende jogos das equipes entre si em 1 (hum) um turno classificatório.

 

Parágrafo II: A segunda fase compreende as fases de chaves, semi-final e final.

Fase de chaves: as seis equipes melhor classificadas formarão duas chaves com tres equipes cada, e jogarão entre si em turno único (chave 1: 1º, 4º e 6º colocados, chave 2: 2º, 3º e 5º colocados).

Fase semi-final: as duas equipes melhor classificadas em cada chave jogarão entre si em turno único (1º chave A X 2º chave B e 2º chave A X 1º chave B).

Fase final: as duas equipes melhor classificadas jogarão entre si em turno único.

 

Art. 39º – Será considerada campeã, a equipe vencedora por pontos ganhos, ou em caso de empate, a equipe que teve o melhor índice técnico na primeira fase do Campeonato.

 

Art. 40º – Serão computadas as seguintes pontuações para as equipes:

– vitória: 3 (três) pontos

– empate: 1 (um) ponto

– derrota: 0 (zero) pontos

– 1º W. O. : – 3 pontos

– 2º W. O. em diante: – 6 pontos e estará impedido de  participar da 2ª fase do Campeonato.

 

Art. 41º – Em caso de empate por pontos entre duas ou mais equipes, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

 

Parágrafo I: até o final da primeira fase, proceder-se-á ao desempate sob os seguintes critérios, os quais deverão ser aplicados prioritariamente segundo as ordens abaixo:

 

1- Maior número de vitórias;

2 – Maior saldo de gols;

3 – Maior número de gols marcados;

4 – Menor número de cartões vermelhos;

5 – Menor número de cartões amarelos;

6 – Sorteio no Departamento de Futebol de Campo entre Associados com a presença dos técnicos.

Parágrfo II: ao término das fases de chaves, semi-final ou final, proceder-se-á ao desempate sob o seguinte critério:

 

(continua https://www.juventus.com.br/esporteamador/pages/185)

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