No mês de agosto, a Mooca comemora 458 anos de sua fundação. Como início das comemorações, o tradicional bairro convidou a Feirinha Gastronômica para uma primeira edição especial na Mooca. O evento acontece nos dias 2 e 3 de agosto, sábado das 12h às 21h e domingo das 12 às 20h, no Clube Atlético Juventus – Rua Comendador Roberto Ugolini, 152 – e tem apoio da subprefeitura da Mooca, da Associação Comercial de São Paulo Distrital Mooca e do Clube Atlético Juventus.
A edição contará com 25 barracas, incluindo ícones da gastronomia local, como o famoso cannoli do Juventus do Sr. Antonio Garcia, o Pastificio Primo Mooca, que apresenta as massas sorrentino de brie e damasco e agnolotti de cream cheese e limão siciliano e o Bravo Bistrô com risoto de abóbora com linguiça toscana e pesto e as esfihas Juventus. Entre os doces, participam a Di Cunto, com os tradicionais doces italianos como a sfogliatella, zeppola e pastiera di grano.
A Feirinha Gastronômica também levará alguns de seus principais participantes, como o chef Carlos Bertolazzi, que leva a sua internacionalmente conhecida coxinha de pato, mas dessa vez entra no clima italiano e prepara também a coxinha de ossobuco, o Mondiale, com o legítimo sanduíche de porchetta preparado pelo chef Ailton Piovan, membro da Federazione Cuochi, a Vera Lucia, com a macaxeira na versão italiana de linguiça, e o Les Deux Chefs, com éclairs de nutella artesanal.
E como em qualquer feirinha, não poderia faltar na Mooca o bolo de brigadeiro do chef Lucas Corazza, o sanduíche de pernil da Augusta Bakery, o acarajé do Acarajé da Barra, as costelinhas do Locombia, paella do Paellas Pepe e as batatas bravas do Bra.do restaurante.
O evento é organizado pela KQi Produções e acontece nos dias 2 e 3 de agosto, sábado das 12h às 21h e domingo das 12h às 20h.
Confira a lista de participantes:
Pastificio Primo Mooca
Sorrentino de brie e damasco com molho pomodoro ou beschiamella (molho branco) – R$ 15
Agnolotti de cream cheese e limão siciliano com molho pomodoro ou beschiamella (molho branco) – R$ 10
Esfiha Juventus
Bravo Bistrô
Risoto de abóbora com linguiça tocana em julienne e pesto – R$ 16
Brigadeiro artesanal de Nutella – R$ 5
Soda Italiana (água com gás, gelo e xarope nos sabores limão siciliano, framboesa ou cranberry) – R$ 6
Raphael Despirite
Hot Dog Francês com mostarda Dijon, molho bechamel gratinado com queijo gruyére (R$ 15)
Carlos Bertolazzi
Coxinha de pato e de ossobuco, criada especialmente para o evento – R$ 8
Polenta com ragu de ossobuco ou de funghi – R$ 15
Mondiale
Sanduíche de Porchetta – R$ 18
Vera Lucia
Macaxeira Rosti
Bra.do
Batatas bravas – R$ 10
Hambúrguer
Paellas Pepe
Paella
Churros Tentação
Churros com 10 sabores entre doces e salgados com valores entre R% 5 e R$ 10
Locombia
Rack de costela suína ao molho barbecue
Acarajé da Barra
Acarajé – R$ 15
Cocada – R$ 5
Tapioca – R$ 10
Antonio Garcia
Cannoli do Juventus
Di Cunto
Baba recheado com creme – R$ 7
Sfogliatella (massa folhada recheada com creme de ricota doce e frutas cristalizadas, coberta com açúcar de confeiteiro) – R$ 7
Zeppola (massa recheada com creme patissier e coberta com mel de flor de laranjeira e castanha de caju picanha – R$ 7
Pastiera di Grano – Pasta frola com recheio a base de ricota e trigo cozido levemente aromatizado por raspas de limão (R$ 7)
Éclair de Chocolate – Delicada massa bignet recheada com o delicioso creme de chocolate, coberta com foundant cor de chocolate. (R$ 6)
Eclair de Creme – massa bignet recheada com o delicioso creme patissier, coberta com foundant (R$ 6)
Paris – massa a base de caju recheada com doce de leite, coberta com creme manteiga de chocolate e chocolate meio amargo (R$ 6)
Trufas – Carolina recheada com delicioso chocolate trufado, coberto com chocolate meio amargo (R$ 6)
Lucas Corazza
D’Macarons
Fina Nata
Bem-casados – Tradicional, Capim Santo com Limão, Gianduia, Doce de Leite com Coco, Pistache, Chocolate com Pimenta, Caramelo com Flor de Sal, Baba de Moça com Geleia de Damasco, Castanha do Pará e Noz Pecan (R$ 5 a unidade).
La Passione
Bolos de capim santo com limão (R$ 8 a fatia)
Bolo de brigadeiro (R$ 8 a fatia)
Bolo de pistache com merengue (R$ 8 a fatia)
Bolo de doce de leite com nozes (R$ 8 a fatia)
Bolo de creme patissier com morango (R$ 8 a fatia)
Bolo com creme de nutella (R$ 8 a fatia)
Bolo Bem Casado (R$ 8 a fatia)
Brigadeiro gourmet nos sabores tradicional coberto com Split belga, Ovomaltine, zabaione al marsala e de paçoca (R$ 3,50 a unidade)
Copinho de chocolate ao leite de papaia com cassis, de pistache com coco, pérola de caramelo e speciale de limão (R$ 3,50 a unidade)
Les Deux Chefs
Éclairs
Serviço
Feirinha Gastronômica edição especial da Mooca
Local: Rua Roberto Ugolini, 152.
Data: 2 e 3 de agosto.
Horário: Sábado das 12h às 21h e domingo das 12h às 20h.
O evento é aberto ao público.
Sobre a Feirinha Gastronômica:
Dos mesmos organizadores do Chefs na Rua, a Feirinha Gastronômica acontece semanalmente aos domingos, em São Paulo, desde fevereiro de 2013. O projeto tem como objetivo ser um espaço aberto a todos e uma vitrine de novidades e experimentações de cozinheiros iniciantes ou profissionais. O evento traz toda semana 34 participantes, trocados a cada mês. Para participar, o candidato deve entrar no site e preencher um formulário com o que deseja vender e fotos do produto. A equipe da KQi, produtora cultural responsável pelo evento, faz a curadoria, analisa cada inscrição e conhece cada produto e candidato, mantendo como critérios a variedade, categorias e conceitos.
Sobre a KQi Produções:
Fundada em 2008, a KQi Produções especializa-se na estruturação, organização, viabilização e produção de Projetos Culturais e gastronômicos. Responsável pelo maior evento de gastronomia da cidade de São Paulo, o Chefs na Rua, a empresa conta com o expertise do produtor cultural Maurício Schuartz e da chef Daniela Narciso. Com know-how em Produção Cultural e vasta experiência em captação de recursos, a KQi Produções ajuda artistas na difícil tarefa de colocar seus projetos na rua. Ao mesmo tempo, trabalha junto a diversas empresas moldando projetos que se encaixem na sua proposta de marketing, utilizando assim a cultura como difusor positivo de marcas, conceitos e filosofias corporativas.