Betinho é o novo treinador do Juventus

Futebol 

Gilberto Carlos Nascimento, mais conhecido como Betinho, é o novo treinador da equipe profissional do Clube Atlético Juventus.

Prata da casa, Betinho começou sua carreira na Javari, atuando pelas equipes de base. Ele integrou a equipe campeã da Copa São Paulo de Júnior, em 1985, e foi bi-campeão paulista da categoria, em 1984/85, sob o comando do técnico Borracha, revelador de muitos talentos.

Convocado pelo técnico Cláudio Duarte, Betinho participou de algumas partidas pela equipe principal, mas veio a se firmar como titular absoluto sob a direção do técnico Candinho, em 1986, quando a equipe grená conquistou brilhantemente o Torneio Início do Campeonato Paulista.

Em 1988, foi convocado para a Seleção Brasileira e atuou em partida amistosa contra a Bélgica, em que o Brasil venceu por 2 x 0.

Embora vários outros jogadores revelados ou que passaram pelo Juventus também integraram a Seleção Brasileira, Betinho foi o único a ser convocado atuando pela equipe da Rua Javari.

Como consequência de suas boas atuações pelo Juventus, todos os clubes grandes de São Paulo manifestaram interesse pela sua contratação, mas o Dr. José Ferreira Pinto, presidente do Juventus à época, definiu que só o liberaria para clubes de São Paulo se fosse em definitivo, preferindo emprestá-lo para o Cruzeiro de Belo Horizonte, onde atuou no Brasileirão, no segundo semestre de 1988 e 1989, continuando a defender a equipe juventina, no Campeonato Paulista, no primeiro semestre desses anos.

Em 1990, o empresário Gilberto Fagundes, fanático palmeirense, adquiriu o seu “passe”, levando-o para o Palmeiras, no início da era Parmalat, defendendo esse clube por dois anos.  Na ocasião, Jair Pereira, treinador da equipe alviverde já o havia convocado a integrar a Seleção Paulista por diversas vezes. Lá, esteve também sob o comando de Telê Santana, Dudu, Carpegiani e Nelsinho Batista.

Voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira na estréia de Falcão como técnico, ocasião em que o Brasil foi derrotado pela Espanha, em amistoso disputado em Gijon.

No segundo semestre de 1992, Betinho retornou ao Cruzeiro, onde foi campeão da Supercopa Sulamericana e do Campeonato Mineiro.

Em 1993 retornou ao Palmeiras, onde não ficou por muito tempo devido ao fato de seu passe ainda pertencer ao empresário e a política adotada pela equipe esmeraldina impedia o uso de atletas cujo passe não pertencesse ao clube.

Diante disso, Betinho optou por se transferir para o Japão e foi contratado pelo Belmare Hiratsuka, onde ficou de 1993 a 1996, período em que foi campeão da segunda divisão da J.League, da Copa do Imperador e da Copa da Ásia.

Em 1997, transferiu-se para o Kawasaki Frontale, onde permaneceu até junho de 1998, quando retornou ao Brasil acertando um contrato com o Internacional de Porto Alegre e, posteriormente, com o Guarani de Campinas.

Betinho jogou ainda no São José, em 2000; Gama e Santo André, em 2001; Ipatinga, em 2002; Francana, em 2003, encerrando sua carreira onde começou, ou seja, no Juventus, em 2004.

Visando uma carreira de treinador profissional, Betinho atuou como auxiliar técnico no Santo André, Juventus, Barueri e Mirassol e foi treinador da equipe do Palmeiras B.

Nascido na capital paulista em 14 de junho de 1966, Betinho é casado com Débora, com quem possui três filhos: Bruno Matheus e Rafaela.

Pular para o conteúdo