Neste quinto ano de trabalho de reestruturação da natação, o Clube Atlético Juventus contará com categoria Júnior, formada por atletas que completam 17 e 18 anos em 2010.
Até hoje o Juventus teve no seu quadro esportivo somente nadadores entre 8 e 16 anos e agora passa a estender o grupo de atletas.
“Parece uma mudança pequena, mas na realidade é uma grande mudança”, afirma o treinador desta categoria, Régis Mencia.
Em primeiro lugar pelos campeonatos que vão participar. A partir de agora, eles disputarão campeonatos Junior e Absoluto, em que participam os principais nadadores brasileiros.
Troféu Maria Lenk, OPEN Correios de Natação, Troféu Julio Delamare são nomes de campeonatos que serão disputados pelos atletas juventinos a partir de 2010. Atletas profissionais do Brasil, América do Sul e inclusive outros países competem nestes importantes torneios.
Para o diretor de natação Sérgio Lara, é uma grande oportunidade de crescimento técnico para a equipe e para a exibição da marca Juventus, inclusive porque estas competições são televisionadas e a exposição tende a aumentar graças à captação da Olimpíada 2016 pelo Brasil.
Outra importante mudança trata-se do treinamento. Como Júnior, o atleta passa a treinar na água em dois períodos, de segunda a sábado, e o nível de comprometimento aumenta muito.
Há o treinamento fora da água, em academia, que ocorre pelo menos 3 vezes na semana e também o treinamento funcional, baseado na ginástica natural, conduzido pelo professor Leandro Dantas.
Este último trabalho é aplicado também às outras categorias, com graduações apropriadas.
De acordo com o diretor, o trabalho é sustentável do ponto de vista técnico, porque há uma base consolidada desde o Mirim, passando pelo Petiz, Infantil e Juvenil. “Aprende-se a técnica de nadar no Mirim, participa de competições regionais no Petiz, nacionais no Infantil e Juvenil, além aperfeiçoar a técnica de nado em todo o período. O Projeto Olímpico do Clube Atlético Juventus começa a tomar forma”, finaliza Sergio Lara.