O nascimento de um novo Clube
1962 – Surge um grande Clube Social
No ano de 1960, apesar das dificuldades financeiras, o Juventus não se contentava em ser apenas o time do coração do tradicional bairro da Mooca e se restringir à rua Javari, ele precisava crescer para não morrer.
Na época, o presidente Roberto Ugolini reunido com a sua diretoria resolve lançar um grande empreendimento, através da construção de um moderno espaço poliesportivo em um terreno adquirido da Companhia Imobiliária Parque da Mooca. Os recursos para a aquisição do imóvel e construção do Clube viriam da venda de títulos patrimoniais, cujo planejamento e operacionalização ficaram a cargo da Companhia Santa Paula Melhoramentos.
E assim o sonho foi concretizado. Em 15 de abril de 1962, foi lançada a pedra fundamental do parque poliesportivo onde hoje está localizada a sede social do Clube Atlético Juventus numa área de aproximadamente 80 mil m², no Parque da Mooca.
1964 – Inauguração das piscinas
Em 1964, quando o Clube completava 40 anos, foram inauguradas as piscinas social e olímpica, e os vestiários masculino e feminino. O conjunto aquático a céu aberto com o tempo também foi ampliando a sua área e assim foram construídas a piscina social para crianças e o poço para saltos ornamentais.
No decorrer dos anos, o Clube se transformou num dos maiores da América Latina. Foram inaugurados ginásios de basquete, vôlei, futebol de salão, Karatê, judô, canchas de bocha e quadras de tênis.
E ao longo do parque social foram surgindo as churrasqueiras, o playground, campo de futebol e o restaurante.
1971 – Inauguração da Sauna
No ano de 71, o Clube inaugura a sauna.
1971 – Campeão do Paulistinha
Numa campanha espetacular, a equipe do técnico Milton Buzzeto sagra-se Campeã do Torneio Classificatório do Campeonato Paulista, popularmente conhecido como “Paulistinha”. Esta importante competição servia como preparativo para o Campeonato Paulista e reunia as principais equipes do Estado de São Paulo, excetuando Palmeiras, Corinthians, Portuguesa, São Paulo e Santos. Jogadores como Brida, Brecha e o goleiro Miguel foram os destaques da equipe juventina nessa conquista.
1973 – Amistoso Internacional
Amistoso Internacional em 25/11/1973 – Royal Antwerp FC (Bélgica) 1 x 2 CA Juventus (Brasil) -Bosuilstadion – Antuérpia – Bélgica.
1974 – Campeão do Torneio do Japão
Pelo Torneio Internacional do Japão realizado na cidade de Tóquio, o Juventus sagra-se Campeão ao vencer brilhantemente a Seleção Japonesa por 2 a 0.
1975 – Inauguração do Palácio Grená
A construção do salão de festas, conhecido como Palácio Grená, deu um certo glamour ao Clube. O salão, um dos maiores de São Paulo com 3.600 m², tem capacidade para atender 4.400 pessoas com total infra-estrutura. Sob ele estão 450 boxes privativos distribuídos em três pavimentos, totalizando uma área de aproximadamente 17 mil m².
1977 – Juventus visita a Europa
Em nova excursão ao velho continente, o Juventus enfrenta importantes equipes da Itália, Romênia, França e Bulgária.
1982- Inauguração da Capela e da Academia
Em 29 de maio de 1982, o Clube inaugura a Capela e nesse mesmo ano a Academia de Ginástica.
1983 – Campeão Brasileiro – Série B
Numa emocionante final disputada em melhor de três partidas diante do CSA de Alagoas, o Juventus obteve aquela que, provavelmente, é a sua maior conquista: o título da Taça de Prata – Campeão Brasileiro da Série B, ao derrotar na final a equipe alagoana por 1 a 0, gol de Paulo Martins, no dia 03/05/1983, no Estádio do Parque São Jorge.
Em pé: Carlos Pracidelli, Nelsinho, Deodoro, Assis, Bizi, Nelsinho Baptista e Sr. Elias
Agachados: Sidney, Cesar, Cidão, Gatãozinho e Wilsinho
1984 – Juventus sagra-se campeão Paulista Juniores
1985 – Ano de Realizações e Conquistas
Inauguração da Nova Sede Social – Administrativa
Em 85 foi erguido um moderno prédio, onde está localizada a sede sócio-administrativa, que ocupa uma área de 3.450 m², dividida em seis pavimentos.
Campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores
Equipe de 85
No dia 21 de janeiro, ao vencer o Guarani de Campinas por 1 a 0, no Estádio do Pacaembu, gol marcado por Paulo Roberto de cabeça, o Moleque Travesso sagrou-se Campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores. O Juventus atuou na finalíssima com a seguinte formação: Omar (G), Dorval, Paulo Roberto, Amarildo, Flávio, Corina, Diogo, Rui, Paulinho (Divaldo), Raudnei (Betinho), Marquinhos. Técnico: Borracha.
1986 – Campeão do Torneio Início
O Juventus registrou um feito histórico no futebol no Torneio Início do Campeonato Paulista de 1986. Ser Campeão da competição sem marcar e sem sofrer nenhum gol! A equipe, comandada pelo técnico Candinho, empatou todas as quatro partidas que disputou por 0 a 0, avançando no torneio ora nas disputas por escanteios, ora nas penalidades. Na decisão diante do Santo André, realizada no Estádio do Pacaembu no dia 16/02/1986, após empate em 0 a 0 no tempo normal, o goleiro Barbiroto decidiu o título a favor dos grenás ao defender dois pênaltis que garantiram a vitória por 4 a 3 e o primeiro título do Torneio a favor do Moleque Travesso.
1997 – Juventus conquista o Vice-Campeonato Brasileiro da Série C
2005 – Campeão Paulista – 2ª Divisão
Numa campanha memorável, o Juventus venceu o Noroeste de Bauru por 2 a 1 no Estádio da Rua Javari, no dia 26/06/2005, gols marcados por Johnson e Luis Carlos sagrando-se Campeão Paulista da série A-2, o que garantiu o retorno do time da Mooca a divisão principal do futebol estadual.
2006 – Novas inaugurações
Em fevereiro de 2006, o Clube inaugura a quadra de vôlei de areia.
No dia 29 de agosto de 2006, na presença do rei Pelé, é inaugurado o novo campo de futebol dos associados com grama sintética.
Neste mesmo ano também é inaugurada a pista de cooper e começam as reformas do Estádio da Javari.
Em outubro é inaugurada em novas instalações uma das mais modernas academias da Mooca.
2007- Inauguração do Ginásio e da Loja Grená e Branco, e Reformas das Quadras
Ano que é construído o ginásio de futebol de salão com medidas oficiais. Ainda são realizadas obras nas quadras de basquete, vôlei e bocha, além da instalação da loja Grená e Branco em novas dependências do Clube. Nesse mesmo período, também, o Estádio da Javari passa por uma ampla reforma, visando dar melhores condições aos atletas, mais conforto para a platéia e adaptação às exigências legais.
2007 – Campeão da Copa FPF
Dramática. Assim pode ser definida a conquista mais importante do Juventus no século XXI, até então. Com um gol marcado pelo lateral-esquerdo João Paulo no último minuto do segundo tempo, os juventinos tornaram-se Campeões da Copa Federação Paulista de Futebol, no dia 25/11/2007, em partida diante do Linense no Estádio da Rua Javari. A conquista garantiu uma primazia inédita na vida do clube: disputar a Copa do Brasil, a segunda competição nacional mais importante do país.
2008 – 2009 – Dois Rebaixamentos seguidos
Em 2008, 0 Juventus acabou rebaixado para a Série A2 do Paulista, e no ano seguinte acumulou mais um rebaixamento, agora para a Série A3.
2012 – Juventus garante o acesso à Série A2 de 2013
Em 2012, após ficar 3 anos na Série A3, mesmo com a derrota por 3 a 1 diante do Grêmio Osasco, o Clube Atlético Juventus garantiu o acesso à Série A2 do Campeonato Paulista, no dia 06 de maio de 2012, após o duelo realizado no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco.
Em 2013, o Juventus foi rebaixado para a Série A3 de 2014.
Em 2014, o time juventino ficou na 13ª posição do Campeonato Paulista da Série A3.
2015 – Acesso à Série A2 de 2016
Em 17 de maio de 2015, o Juventus garantiu o acesso à Série A2 de 2016, ao vencer o Grêmio Osasco por 4 a 1, no Estádio Conde Rodolfo Crespi, diante de 4 mil torcedores.
São Paulo, SP, Brasil, 17 de Maio 2015 – CAMPEONATO PAULISTA A3 – JUVENTUS x G.E.OSASCO – Jogadores do Juventus comemoram acesso da equipe para série A2 após partida entre Juventus x G.E. Osasco, válida pela 6º rodada do quadrangular final do Campeonato Paulista A3, no estádio Conde Rodolfo Crespi (Rua Javari) na manhã de hoje (17/05). (Foto: Ale Vianna).